11 de outubro de 2010

“RECICLANDO ÓLEO DE COZINHA”

ÓLEO SUSTENTÁVEL
APRENDENDO A GERAR RENDA PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE”
Este projeto, a ser aplicado em escolas do ensino fundamental e médio, pretende mostrar que pequenas ações podem refletir positivamente na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável”

ÓLEO SUSTENTÁVEL NO CIÊNCIA JOVEM

A Ciência Jovem, uma das quatro maiores feiras do Brasil, promovida pelo Espaço Ciência, chega esse ano a sua décima sexta edição. O interessante é que o museu também está completando 16 anos, isso reflete a importância que a feira tem no incentivo e desenvolvimento de pesquisas científicas nas escolas. 
     A Ciência Jovem é a oportunidade para alunos e professores exporem seus trabalhos. As inscrições vão até 15 de setembro e podem ser feitas através do site do Espaço Ciência. A feira ocorrerá  nos dias 27 a 29 de outubro. A inscrição é gratuita. 
     A feira é  dividida em 5 categorias de acordo com o nível de ensino de cada participante: Iniciação à pesquisa, destinada aos alunos da educação infantil e ensino fundamental; Divulgação Científica, destinada aos alunos do ensino fundamental; Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, destinadas a alunos do ensino médio e Educação Científica, destinada aos professores.
     Os primeiros colocados das categorias Divulgação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa serão premiados com a participação nas principais feiras de âmbito nacional. 
-Como você puderam perceber, não devemos desperdiçar essa chance e foi o que fizemos, enviamos o nosso RESUMO na categoria INCENTIVO A PESQUISA.
Abaixo o Resumo que enviamos:
Título: ÓLEO SUSTENTÁVEL “APRENDENDO A GERAR RENDA PRESERVANDO O MEIO AMBIENTE”

Introdução: Não existem dúvidas de que estamos vivendo uma terrível crise ambiental de grandes proporções, com o acelerado desenvolvimento econômico no mundo através do sistema capitalista, que exerce uma forte pressão sobre os recursos naturais e assim a capacidade do Planeta Terra em “repor” e suportar a vida, passa a ter dimensões cada vez menores. Visivelmente à população de vários lugares no mundo já sente a falta de alguns recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência da vida no planeta. Surge então a questão: O que fazer quando a péssima realidade ambiental do nosso já tão sofrido povo do semi-árido vive se torna normal aos olhos dos que detêm todo o poder para melhorar a vida destas pessoas? Com isso, surge a necessidade de se fazer algo para mudar, e para solucionar essa situação. Descobriu-se que o descarte incorreto do óleo de cozinha tem se tornado um dos principais vilões para as problemáticas agravantes do meio-ambiente e que tem incentivado vários pesquisadores do mundo todo a buscarem soluções para sanar esse problema. Por isso se faz necessário criar uma forma de informar a população dos riscos ocasionados pelo descarte indevido do óleo de cozinha pós-fritura bem como apresentar propostas para o descarte correto deste resíduo. Oferecendo uma ajuda a população em dobro. Possibilitando um ambiente mais preservado e uma forma de gerar renda com as produções artesanais de produtos de limpeza como: Sabão em barra e Detergente, todos feitos a partir do óleo de cozinha já usado ou então por intermédio de uma coleta seletiva para um reaproveitamento industrial mais nobre com beneficiamento financeiro.
Objetivos:
¾    Mostrar à população do Município de Jaguaribe Ceará a importância da reciclagem do óleo usado e o quanto esse procedimento traz diversos benefícios, sejam eles sociais ou ambientais.
¾    Informar aos consumidores a terem uma atitude correta em relação ao descarte de óleos alimentares pós-uso, como forma de evitar a contaminação do meio ambiente.
¾    Incentivar por meio de míni-cursos a utilização do óleo pós-uso para a fabricação de diferentes produtos de limpeza em lugares estratégicos a fim de formar multiplicadores da nossa idéia.
¾    Propor o desenvolvimento, criação e implantação de um selo ecologicamente correto nos estabelecimentos comerciais visando a motivação dos mesmos para um descarte mais adequado do óleo pós-uso.
Metodologia:
¾    Realização de pesquisas sobre o assunto em dados secundários como livros, jornais, artigos, e por meio da internet;
¾    Coleta de dados adquirida por meio de informações relevantes obtidas através de entrevistas e aplicação de questionários com a comunidade e a escola além de profissionais da área;
¾     Visita a Estação de Tratamento de Água e Esgoto;
¾    Desenvolvimento de produtos de limpeza a partir do óleo usado;
¾    Estudo sobre a quantidade de óleo consumido no Município de Jaguaribe Ceará.
¾    Visita à Industria Sabão Jaguaribano e busca por parceria;
¾    Desenvolvimento da coleta seletiva e aplicação da idéia no Município;
¾    Desenvolvimento do selo ecologicamente correto para as empresas que utilizem do óleo de cozinha;
Resultados:
¾    Constatamos um alto nível de descarte do óleo usado de forma indevida no Município de Jaguaribe Ceará.
¾    Comprovamos a qualidade dos produtos produzidos por meio do óleo usado e o grau de aceitação dos mesmos, onde se obteve resultados satisfatórios.
¾    Incentivamos a população quanto ao correto descarte do óleo usado, onde a mesma mostrou-se aberta a participar de míni-cursos e palestras a fim de se tornarem multiplicadores da nossa idéia.
¾    Conseguimos motivar as pessoas a estabelecerem uma nova forma de pensar e agir mudando a cada dia os seus hábitos e desenvolvendo uma cultura de preservação.
¾    Através da nossa iniciativa, pessoas do Município de Jaguaribe passaram a gerar renda através da produção e venda dos produtos feitos a partir do óleo usado, mostrando a viabilidade do projeto e enfatizando o quanto essa pequena ação pôde refletir positivamente no meio ambiente, na geração de renda e no desenvolvimento sustentável.

Palavras-Chave: ÓLEO USADO – RECICLAGEM – GERAÇÃO DE RENDA

2 comentários:

  1. Olá jovens cientistas!
    Saudações.
    Saúde e paz.

    Parabéns pela iniciativa.
    Jovens pensando. Isso é raro hoje em dia.
    Uma pergunta. Os efluentes oriundos do sabão feito a partir do óleo é mais ou menos poluente que o próprio óleo?

    P.S. - Obrigado por acompamhar nosso trabalho.

    Aguardamos contato.

    Henrique Goms de Lima
    Coordenador do GEMA - Gruo de Estudos do Meio Ambiente/Fortaleza.

    ResponderExcluir